quarta-feira, 20 de junho de 2012

Alguns ciclones tropicais notáveis

Ciclone de bhola (1970)   ciclone de Bhola em 1970 foi um ciclone tropical devastador que atingiu o Paquistão Oriental (atual Bangladesh) e a Bengala Ocidental, na Índia em 12 de Novembro de 1970. Foi um dos desastres naturais mais mortíferos nos tempos modernos. Entre 300.000 e 500.000 pessoas perderam suas vidas, principalmente devido à maré de tempestade  que inundou muitas ilhas de pouca altitude do Delta do Rio Ganges. Este ciclone foi a sexta tempestade ciclônica da temporada de ciclones no Oceano Índico norte de 1970 e também foi o mais intenso, alcançando a força equivalente a um furacão de categoria 3 na escala de furacões de Saffir-Simpson.

Tufão Nina (1975) foi um intenso super tufão de curta duração, porém causou danos severos e mortes na China, principalmente devido ao colapso da Barragem de Banqiao. Centenas de milhares de pessoas morreram devido às enchentes resultantes, fazendo de Nina um dos ciclones tropicais mais mortíferos de toda a história registrada. O colapso da barragem devido às chuvas fortes também causou o colapso sequencial de outras barragens menores, adicionando mais danos devido ao tufão

Furacão paul (1982) furacão Paul atingiu a América Central como uma depressão tropical, provocou por lá chuvas torrenciais nas áreas montanhosas da região, causando deslizamentos de terra que mataram mais de 1.000 pessoas. Depois, Paul atingiu a Península da Baixa Califórnia no México como um furacão de categoria 2 na escala de furacões de Saffir-Simpson. O furacão foi o segundo furacão do Pacífico mais mortífero da história registrada.

Tempestade tropical thelma (1991)  foi o sistema tropical que matou  mais de 5.000 pessoas enquanto cruzava as Filipinas. Thelma formou-se de uma depressão tropical a sudeste das Filipinas e seguiu para oeste-noroeste, atingindo o arquipélago filipino em 5 de Novembro de 1991. Continuando a seguir para oeste, Thelma atingiu o Vietnã em 8 de Novembro. Os danos foram muito severos nas Filipinas. Cerca de 5.000 pessoas morreram principalmente devido às chuvas fortes. Estimativas concluíram que o número de mortos poderia ter passado de 8.000.

Furacão Katrine (2005)  foi um grande furacão,que destruiu uma parte dos EUA uma tempestade tropical que alcançou a categoria 5 da Escala de Furacões de Saffir-Simpson (regredindo a 4 antes de chegar a costa sudeste dos Estados Unidos da América). Os ventos do furacão alcançaram mais de 280 quilômetros por hora, e causaram grandes prejuízos na região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleães, em 29 de agosto de 2005 onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas. O furacão passou pelo sul da Flórida, causando em torno de dois bilhões de dólares de prejuízo e causando seis mortes diretas. O Furacão Katrine causou aproximadamente mil mortes, sendo um dos furacões mais destrutivos a ter atingido os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário