quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Noticias: Furacão Ernesto e Tufão Haikui

Na China, o tufão 'Haikui' já deslocou 1,2 milhão de pessoas. No México, furacão 'Ernesto' deixa autoridades em 'alerta vermelho' (08/08/12)


      No México, o furacão 'Ernesto' chega com ventos de até 165 km/h e promessa de chuvas torrenciais e enchentes. O Serrviço Meteorológico Nacional (SMN) mexicano o considera com alto índice de periculosidade e as autoridades locais já se preparam para a possibilidade de terem que abrigar moradores e turistas em caso de emergência.
      Na China, outro evento climático de peso tira o sono das autoridades. É o tufão 'Haikui' que chegou ao país prometendo muito estrago. Cerca de 1,2 milhão de pessoas já deixaram suas casas como medida de segurança - só em Xangai, cidade com 23 milhões de habitantes, quase 400 mil pessoas foram deslocadas para abrigos em estádios e escolas. Também foram retiradas de suas moradias quase 500 mil pessoas na província de Zhejiang e 74 mil em Jiangsu.
O 'Haikui' é o primeiro tufão a atingir com força a capital econômica da China desde 2005. Ele chega com ventos de até 150 km/h e fortes chuvas, provocando inundações por onde passa. No porto de Xangai, o mais movimentado do planeta, mais de 6 mil barcos estão ancorados esperando a passagem do tufão, que deve provocar ondas de até 9 metros.

noticias recentes: Tornado no norte da Polônia


Uma pessoa morreu e dez ficaram feridas em onda de ciclones. Casas e florestas foram destruídas (16/07/12)


  Uma onda atípica de tornados passou pela região norte do país, destruindo casas e partes de florestas, causando a morte de uma pessoa e deixando outras dez feridas.
   Tornados não são raros no maior país do leste da União Europeia, mas a extensão e a força dos ciclones deste domingo foram anormais e aconteceram durante um verão já marcado por inundações, chuvas de granizo e vendavais.
   Cerca de 1.200 agentes do resgate trabalhavam para remover árvores caídas, desbloquear estradas e restaurar os serviços públicos da região mais atingida da região báltica, a Pomerânia.
  Árvores foram arrancadas, prédios danificados e linhas elétricas derrubadas, enquanto cerca de 550 hectares da floresta de Tuchola foram destruídos.